sexta-feira, novembro 11, 2005

O "Segundo Caderno" de ZH: anti-americanismo infantilóide

Faz tempo que ler o "segundo caderno" em Zero Hora está cada vez mais difícil: O tom anti-americano de passeata impregna quase a totalidade dos textos, especialmente os escritos pelo jornalista Roger Lerina.
Na edição de 11/11/05 ele se esmera ao máximo.
Para comentar os títulos de dois filmes em cartaz na mostra de cinema em SP, o jornal saca uma chamada escandalosa: "Segundo Caderno:
A agressividade americana em cartaz"
Isto mesmo. Após semanas de "intifada" francesa, de tumultos e mortes no país de Molière, a chamada prefere dirigir suas "análise crítica" à uma pretensa "agressividade americana". O que diria o jornalista sobre a agressividade muçulmana ou francesa?
Mas o melhor está no texto da matéria. Leiam o trecho:

"Cinema :
Meu ódio será sua herança
Estréia hoje "Marcas da violência", novo filme do diretor David Cronenberg
ROGER LERINA



Dois filmes que se destacaram na 29ª Mostra BR de Cinema, em São Paulo, entram em cartaz trazendo um olhar estrangeiro para a agressividade da sociedade americana: Marcas da violência (A history of violence, EUA, 2005), de David Cronenberg, e Manderlay, de Lars von Trier. Diferentemente do dinamarquês Von Trier, porém, que situa sua fábula negativa na década de 1930 (leia na página 2), o canadense Cronenberg aponta para a brutalidade que se aninha no coração de qualquer cidadezinha da América dos dias de hoje."

Não é o máximo? Isto aqui é considerado "Jornalismo cultural", ou seja, uma cruzamento acéfalo de Michael Moore & MTV.


quinta-feira, novembro 10, 2005

Acabo de me juntar ao movimento dos sem "Terra"

Quinta feira, 10/11/05.

É noticiado o depoimento de Vladimir Poleto à CPI dos bingos. A manchete do portal Terra era:
"Ex-assessor de Palocci contesta Veja e diz que estava bêbado: "O economista Vladimir Poleto, que foi assessor de Palocci, afirmou que foi coagido pelo autor da reportagem e que estaria alcoolizado no momento da gravação da entrevista"
Já o detalhe da notícia é informado que:

"Durante a sessão, o senador Demóstenes Torres (PFL-GO) afirmou que a Veja havia disponibilizado em seu site a gravação feita pelo repórter Policarpo Júnior. A gravação foi ouvida pelos senadores, que contestaram a versão de que Poleto estivesse embriagado.

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) disse que a gravação deixa claro que não houve nenhuma coação e que Poleto não parecia alcoolizado. O senador afirmou estar claro que o depoente mentiu e pediu o imediato indiciamento de Poleto."

Ainda é colocado uma legenda na foto de Poleto informando "Vladimir Poleto é acusado de mentir em CPI".

Ou seja a "Veja" da manchete, acusada de mau jornalismo, é a mesma que no detalhe prova que o Poleto mentiu.

Ouça aqui a gravação da conversa do repórter Policarpo Júnior e verifique se Poleto estava ou não "bêbado" com alega. Acho que Poleto acredita é que nós estamos é que estamos bêbados.

Quanto ao "Terra", mais uma confirmação de sua completa má-fé como empresa jornalística. Este casos e mais ou outros aqui relatados provam que o portal se assemelha cada vez mais a uma versão cibernética do antigo "Notícias Populares" com suas manchetes mentirosas.

Quanto a mim, acabo de me juntar ao movimento dos Sem Terra.com.br. Chega de imprensa idiota.

PS.: Será que dá para processar por propaganda enganosa estes caras?


domingo, novembro 06, 2005

O que Maradona, Evo Morales queriam realmente dizer...















Ao ver a foto de Maradona e "cocalero" Evo Morales mosntrando uma camiseta anti-bush, tive a certeza que a camiseta estava errada: As caras faceiras de ambos não podem estar somente relacionadas ao Bush. Depois de alguma pesquisa descobri que a foto foi montada!!
Eis a verdadeira foto...
"Viestes do pó e ao pó voltarás"...